quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Para conhecer - Praia do Sossego

A praia do Sossego, na Região Oceânica de Niterói, é um paraíso que passa despercebido pelos próprios moradores da cidade. O que foi bom para o santuário ecológico, garantindo sua preservação. O local, encravado entre as montanhas, fica entre Piratininga e Camboinhas, e tem apenas 150 metros de comprimento. Tombada desde 1991, a pequena faixa de areia, a única sem habitações na cidade, alcançou o título de Monumento Natural em 2002, preservando seu aspecto ainda selvagem.


O local preserva uma das últimas áreas de restinga preservada do município e, no passado, abrigou comunidades indígenas que sobreviviam da pesca. O pequeno anfiteatro verde, de areias brancas e águas claras, é frequentado em sua maioria por visitantes que chegam em iates, já que suas trilhas não são bem sinalizadas e conhecidas.
A praia, porém, já sofre com a pressão do desenvolvimento na região. Em sua comunidade no Orkut, que conta com 12oo participantes, há reclamações de sujeira deixada em suas areias durante fins de semana de calor. Segundo um integrante mais indignado, há grupos que fazem churrascos em plena praia.
A idéia do site, de divulgar a Praia do Sossego, consiste também em alertar para seu uso desordenado. Cada visitante tem a responsabilidade de saber que não há coleta de lixo no local, e que a mata, com diversas espécies ameaçadas, não pode sofrer interferências, como pisoteamento.
Para se chegar ao local, é preciso seguir até a praia de Piratininga. Ao final da praia, perto do Costão, há uma trilha que segue para a Praia do Sossego. O trajeto dura em torno de 5o minutos.

3 comentários:

Anônimo disse...

O lugar é lindo! e merece ser conhecido! parabéns à inicitiva do blog!

Anônimo disse...

Adoro a praia do Sossego, mas galeria, vamos tomar consciência, estão destruindo o último paraíso de Niterói!!!!!!

Anônimo disse...

Essa praia é linda, mas é muito perigosa... pra ir, só em grupo, mesmo.