quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Aventura

É no final de Niterói que começa uma das trilhas mais espetaculares da região - o Costão de Itacoatiara. Programa obrigatório entre os aventureiros da cidade sorriso, a trilha de Itacoatiara é quase desconhecida entre os cariocas.

A aventura começa no final da praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói. Para iniciar a subida, é preciso seguir pela orla da praia e virar à esquerda, na última rua do bairro. Após a entrada do parque, o visitante encontra uma escada natural, talhada na própria pedra. Com 15 minutos de subida, a trilha divide-se em três: à esquerda, chama-se caminho para o Mourão e a Pedra do Elefante, interditada por falta de manutenção, no meio, a entrada para a Enseada do Bananal e à direita, a trilha do Costão.


Ao todo, o aventureiro gasta 50 minutos de caminhada para chegar ao topo do Costão. Lá de cima, é possível ver praticantes de rapel nos paredões de pedra, a vista do Rio de Janeiro ao fundo e as praias límpidas da Região Oceânica. Também é possível ver a Serra da Tiririca e a Pedra do Elefante, que realmente lembra muito o animal.

O acesso à região é facil: quem vem do centro pode pegar o ônibus 38, que deixa o passageiro na entrada do bairro. A praia possui diversos quiosques onde é possível se abastecer com sanduíches e água, item indispensável, já que o calor durante o trajeto é muito forte e não há sombras.

3 comentários:

Anônimo disse...

A vista do Costão é maravilhosa!!!
Boa dica!!!!

Anônimo disse...

A vista do Costão é maravilhosa!!!
Boa dica!!!!

Anônimo disse...

Adoro, não perco a oportunidade de subir lá quando o tempo está bom. Adorei o site!